Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura de Itabuna desenvolve ações de proteção às crianças e adolescentes através do PETI

A Prefeitura de Itabuna, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI, executado pelo Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), está desenvolvendo ações de proteção, informações e orientação às crianças e adolescentes.

Nesta quinta-feira, dia 28, as equipes de profissionais do PETI visitam a Escola Betel, atualmente instalada provisoriamente no Colégio CISO, no Bairro de Fátima. Nos contatos com os professores, monitores e alunos são prestadas informações sobre os cuidados preventivos ao trabalho infantil, falando sobre o tema adultização e orientando as crianças e adolescentes quanto ao uso de telas e redes sociais.

“Orientamos quanto aos perigos a que estão expostos crianças e adolescentes com o uso do celular. Também orientamos que não devem participar de redes sociais pelos riscos de abusos e exploração sexual, serem alvos de pedófilos e abusadores anônimos. Ainda alertamos quantos às formas de trabalho infantil, desde o doméstico até a mendicância infantil, que são aquelas crianças em pontos de ônibus e portas de bancos e supermercados pedindo dinheiro, etc.”, comenta Maia D’Ajuda Cavalcanti Lucas.

A coordenadora do PETI disse ainda que as pessoas adultas e a sociedade tomarem consciência e não alimentarem o trabalho infantil e a violação de direitos. “Então, o objetivo desta ação, inclusive com palestras, é conscientizar e orientar crianças e adolescentes. Na segunda parte, vamos envolver pais, responsáveis e familiares e toda a rede escolar municipal e estadual. É preciso dizer não ao trabalho infantil e à exploração e garantir direitos à educação, saúde, assistência social, lazer e cultura”, finalizou.

No próximo dia 11, às 14 horas, ações de proteção, informações e orientação às crianças e adolescentes acontecerão na Escola Municipal Sementeira, provisoriamente, em um imóvel na Rua Felícia de Novaes, no Fátima, proximidades do antigo prédio onde funcionava, mas sofreu danos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn