As pessoas idosas, acolhidas ou residentes do Abrigo São Francisco de Assis, no Jardim de Alá, no Bairro Santo Antonio, terão um dia diferente nesta sexta-feira, dia 5. Elas serão beneficiadas com o projeto-piloto itinerante da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, mantida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
Pelo projeto que se inicia pela instituição, professores e alunos dos cursos de Barbeiro, Cabeleireira, Manicure, Maquiagem, Massoterapia e Podologia vão fornecer serviços gratuitos aos idosos acolhidos no denominado um dia de beleza. A iniciativa, que será estendida as demais instituições que acolhem idosos na cidade objetiva criar um clima de harmonia social, cuidados estéticos e incentivar o autocuidado.
A diretora da Assistência Social Básica da SEMPS, Zoraide Martins, ressaltou que, através do Dia de Beleza, alunos da Escola Profissionalizante, que estão se capacitando para o mercado de trabalho e o empreendedorismo, poderão atuar sob a supervisão dos professores numa espécie de treinamento. “A maioria dos alunos já detém conhecimentos necessários e concordaram em prestar serviços gratuitos aos idosos numa espécie de projeto-piloto”, afirmou.
Segundo ela, a podologia geriátrica, por exemplo, é uma especialização que visa o cuidado dos pés de idosos, visando prevenir e tratar problemas comuns como calos, unhas encravadas e ressecamento, que podem causar dor e limitar a mobilidade.
“Com o treinamento, alunos e professores do curso de Podologia, inovador e oferecido pela primeira vez pela Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, avalia a postura, o equilíbrio e a pisada, além de orientar sobre calçados adequados e cuidados diários, o que é essencial para a saúde, bem-estar e prevenção de quedas.