A Prefeitura de Itabuna, por meio do secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pelegrini, participa nesta quinta-feira, dia 25, às 9 horas, da solenidade de implantação do Centro de Referência Paralímpico da Universidade Estadual de Santa Cruz (CRP/UESC). O evento será realizado no auditório professor Altamirando Marques, no Pavilhão Waldir Pires, Campus Soane Nazaré de Andrade, Km 16 da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus–Itabuna).
Idealizado pela professora doutora Joslei Viana de Souza, o projeto surge a partir da expansão dos Centros de Referência Paralímpicos para o interior do país. “Até então, esses projetos estavam restritos às capitais. A implantação na UESC é uma conquista para toda a região”, destacou.
O reitor da UESC, professor Alessandro Fernandes, ressaltou que a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a inclusão e o desenvolvimento social. “A UESC está sempre atenta às demandas da sociedade. O Centro de Referência Paralímpico representa mais um passo no fortalecimento de políticas inclusivas e na valorização do esporte como instrumento de transformação”, afirmou.
A implantação do CRP é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que busca descentralizar o acesso ao esporte paralímpico utilizando estruturas já existentes para ofertar modalidades desde a iniciação até o alto rendimento. A ação amplia o alcance do Movimento Paralímpico para além das capitais e do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O CRP/UESC terá como foco a iniciação esportiva de 100 crianças e jovens entre 8 e 17 anos, com deficiência física, visual e intelectual, oriundos de escolas regulares e instituições especializadas de Itabuna e Ilhéus. A proposta é revelar novos talentos e garantir acesso qualificado ao esporte, em parceria com prefeituras locais e instituições de ensino.

