Seis escolas-creches da Rede Municipal de Ensino de Itabuna terão apresentações da Aventura de Mariá e Mureci um projeto de contação de histórias por meio da manipulação de bonecos do Teatro Popular de Ilhéus contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, direcionada pelo Ministério da Cultura.
As creches contempladas se dedicam às crianças de dois e cinco anos de idade, de acordo com as coordenadoras de Ensino da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, professoras Silvana Carvalho de Almeida e Jamile Barros, que destacam o fato de o município promover atividades que se encaixam nas premissas do Programa Primeira Infância do Governo Federal.
É uma política educacional que desenvolve ações que proporcionam a elevação na qualidade do atendimento das crianças de educação infantil, em especial daquelas em condição de vulnerabilidade social e maximiza o alcance das metas do Plano Nacional de Educação, sobretudo das metas 1 e 7, as quais tratam, respectivamente, da universalização da oferta de educação infantil e da qualidade da educação básica.
“Atividades lúdicas em sala de aula nas creches-escolas incentivam a leitura e a escrita no processo de alfabetização infantil, a dimensão cultura e a formação de plateias. É um processo dinâmico de aprendizado”, afirma Silvana de Almeida. “Além de contação de histórias durante o espetáculo, o projeto prevê a realização de atividades de desenho e pintura com as crianças”, acrescenta Jamile Barros.
Sob a direção artística de Romualdo Carvalho, o espetáculo A Aventura de Maria e Mureci – Circulação Primeira Infância conta história de uma menina que acorda com um passarinho batendo à sua janela, depois de perder sua família.
A criança corre a ajuda o passarinho a encontrar pais e irmãos, a partir de buscas na Mata da Esperança, passando pelo Porto do Malhado até chegar às margens do Rio Cururupe, onde encontra o menino Marcelino, indígena Tupinambá, num passeio por Ilhéus, sem faltar elementos do folclore como a Caipora, o Saci, Mãe D’Água e outros encantados.
As apresentações, a partir de segunda-feira, dia 6, terão a seguinte programação: Centro Comunitário Creche Irmã Margarida às 9, 10h30min, 14 e 15 horas. No dia 7, às 9h, Escola Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães; e Escola Ação e Cidadania às 11, 14 e 15 horas.
No dia 8, Escola Municipal Creche Santa Maria Goretti, às 9, 10h30min, 14 e 15 horas. No dia 9, Escola Municipal São Paulo da Cruz, às 9, 10h30min, 14 e 15 horas. No dia 10, Creche CAIC Jorge Amado, às 9, 10h30min, 14 e 15 horas. No dia 24 de outubro, haverá o lançamento da exposição online com desenhos e pinturas das crianças, resultante da atividade complementar em sala de aula.
Legenda: 1. Escola-Creche Elzo Pinho de Magalhães passou por obras de reformas. 2. Fachada da Escola-Creche Elzo Pinho de Magalhães – Fotos arquivos