Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Vigilância Sanitária de Itabuna treina fiscais para identificar bebidas adulteradas por metanol

Fiscais da Vigilância Sanitária de Itabuna (VISA) do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde participaram na manhã desta sexta-feira, dia 10, de um treinamento com foco na Identificação de Bebidas Adulteradas por Metanol.

“Itabuna até o momento não registrou caso suspeito de intoxicação por metanol, mas estamos nos articulando de forma preventiva tanto para identificar possíveis produtos adulterados, como também sobre os procedimentos a serem adotados ao surgir algum caso suspeito”, informa a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes.

Responsável pela capacitação dos fiscais, a enfermeira sanitarista Aureilda Vilas Boas, do Núcleo de Educação Permanente da Vigilância em Saúde, ressaltou a importância deste treinamento por se tratar de uma situação que está sendo considerada como uma emergência sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Durante o treinamento, ela apresentou a NOTA TÉCNICA 20/2025 com ações a serem adotadas pela VISA, assim como um material produzido pelas Associações Brasileiras de Bebida (ABRABE), de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Bebidas Destiladas (ABBD).

“O primeiro material foi de conteúdo técnico, enquanto que o segundo está sendo amplamente divulgado, até mesmo para a população em geral para que possa ter conhecimentos básicos que ajudem a pessoa a identificar indícios de adulteração”, comenta a enfermeira sanitarista Aureilda Vilas Boas.

Entre os pontos destacados na capacitação estiveram a diferença entre produtos irregulares, fraude, falsificação, adulteração e produtos sem procedência, competências da Vigilância Sanitária, quais aspectos analisar em uma bebida, dentre outros.

Legenda: Vigilância Sanitária de Itabuna treina fiscais para identificar bebidas adulteradas por metanol – Fotos Divulgação.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn