Prefeitura municipal de itabuna

brasao

1º Aperfeiçoamento em Doenças Neuromusculares do Sul da Bahia foi um sucesso

Foi um verdadeiro sucesso o 1º Aperfeiçoamento em Doenças Neuromusculares do Sul da Bahia, com ênfase na Ela – Formação Multiprofissional para profissionais do SUS, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh) do Departamento de Média e Alta Complexidade, da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação aconteceu no auditório da na Faculdade Anhanguera.

Presente ao evento, a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, ressaltou a importância de promover capacitações como esta, principalmente por se tratar de uma doença rara. “Foi o momento de reunir profissionais das mais diversas áreas e cidades da região, para uma troca de aprendizado e de experiências”, disse.

Ela ainda completou que, além da importância de promover o evento, “foi de extremamente fundamental entender que o diagnóstico precisa do cuidado integral e integrado nessa multidisciplinaridade”.

Na avaliação da Coordenadora do Projeto “Por Ela, Com Ela. Juntos pela Vida”, a fisioterapeuta e doutoranda em Microbiologia (UESC), Roberta Leane, o evento, que aconteceu na sexta e sábado passado, dias 10 e 11, na Faculdade Anhanguera, superou todas as expectativas.

Para Roberta Leane, cada palestra, cada oficina e cada diálogo, colocou em evidência a importância do trabalho em equipe, da formação continuada, e também da escuta sensível no cuidado às pessoas com doenças neuromusculares, especialmente aqueles com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

“A energia presente e o olhar de cada participante nos mostrou que estamos no caminho certo. Unindo ciência, afeto, compromisso social e mostrando que no SUS também fazemos uma assistência de qualidade”, acrescentou.

Esta foi a primeira capacitação voltada para a doença ELA, por meio do projeto “Por Ela, Com Ela. Juntos pela Vida” no Sul da Bahia.

Vale lembrar que o projeto atua de forma integral, oferecendo acompanhamento clínico, suporte emocional, informação e mobilização social, além de desenvolver pesquisas científicas voltadas à doença, contribuindo para avanços no conhecimento e na qualidade de vida das pessoas atendidas.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa e progressiva que afeta os neurônios motores, causando fraqueza muscular e paralisia, e que tem como consequência o comprometimento da fala, da respiração e da deglutição.

 

Legenda: 1º Aperfeiçoamento em Doenças Neuromusculares do Sul da Bahia foi um sucesso – Fotos Divulgação

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn