A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Proteção Social Básica e do Itabuna Mãe da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), realizou nesta quinta-feira, dia 16, um encontro com 20 gestantes assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 4), no Bairro São Caetano. O objetivo foi que tivessem informações jurídicas sobre seus direitos.
Além disso, foram abordados temas relacionados à rede de proteção e garantias de direitos, destacando-se a atuação da Defensoria Pública como importante instrumento de acesso à justiça e apoio às famílias, contando com a presença da assistente social Mônica Cunha, que trouxe alguns esclarecimentos pertinentes para a viabilidade do acesso a esses direitos.
Também participaram a psicóloga Emille Vasconcelos e a coordenadora do Programa Itabuna Mãe Maria Cristina Anunciação de Jesus.
Os encontros com as gestantes são realizados mensalmente em cada unidade do CRAS e integra o cronograma mensal de atividades do Programa Itabuna Mãe do Departamento de Proteção Social Básica, que tem como diretora Zoraide Silveira Martins.
O Centro de Referência de Assistência Social é a unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
PRIMEIRA INFÂNCIA
Hoje também houve uma ação do Programa Primeira Infância no condomínio residencial Itapoan, com os visitadores e a supervisora Isadora Veiga do Departamento de Proteção Social Básica da SEMPS.
O Primeira Infância no SUAS é uma estratégia de proteção social básica que se materializa principalmente através do Programa Criança Feliz (PCF), com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e estimular o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos e de mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade.
Por meio de visitas domiciliares periódicas, realizadas por visitadores capacitados, para apoiar as famílias com base em orientações técnicas e protocolos de desenvolvimento infantil, o programa assiste várias comunidades em situação de vulnerabilidade social.