A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 344 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Dia “D” de Combate à Sífilis que aconteceu na manhã de sábado, dia 18, na Praça Otávio Mangabeira, centro.
De acordo com a coordenadora do CERPAT, psicóloga Carlinéia Lima, do conjunto de testes rápidos para detecção de HIV, Hepatite C (HCV), Hepatite B (HBSAG) e Sífilis, 13 foram positivos para Sífilis, um para Hepatite B e outro para HIV. “Os casos de Hepatite e HIV foram encaminhados para tratamento na unidade”, informa.
Ela ainda esclareceu que para nos casos positivos para Sífilis, “o paciente recebe no momento do resultado a solicitação para realização do VDRL, que é o quantitativo para Sífilis, sendo orientado a procurar a sua Unidade de Saúde ou o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento”, esclarece.
Vale ressaltar que durante a ação na praça, o Departamento de Atenção Primária também realizou um total de 88 atendimentos para aferição da glicemia e de pressão arterial.
“Essa ação integrou a Campanha Outubro Verde, que acontece anualmente com o objetivo de intensificar as ações de conscientização, prevenção e o diagnóstico da doença”, encerra.
Legenda: Prefeitura de Itabuna realizou 344 testes rápidos durante o Dia “D” de Combate à Sífilis – Fotos Divulgação