A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos, executou ações intensivas de limpeza de bocas de lobo e de bueiros em várias localidades, além de remoção de galhos e de árvores caídas em decorrência dos fortes ventos e das chuvas nas últimas 48 horas trazidos pela frente fria estacionária no litoral no Sul da Bahia.
Nas avenidas do Cinquentenário, Ilhéus, Firmino Alves e na praça Prefeito José de Almeida Alcântara, no centro, as equipes fizeram a limpeza de bocas de lobo. O mesmo serviço se repetiu na Rua Izolina Guimarães, no Zildolândia, nas proximidades da Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva e na área central do Bairro do Pontalzinho.
No Berilo, uma árvore caiu derrubada pelos fortes ventos da madrugada de segunda-feira, dia 20, na Praça da Emasa. Por conta das obras de requalificação daquele equipamento público, o Departamento de Limpeza Pública tentou remover a espécie exótica, mas foi impedido pelos moradores.
“Agora, não teve jeito. Ainda bem que ninguém se machucou”, comentou o diretor Lázaro Pellegrini.
Em outras localidades, como as avenidas Ilhéus e Juraci Magalhães e nas proximidades da USF Corbiniano Freire, no Bairro Santa Inês, foram executadas ações de roçagem, poda e remoção de lixo e de entulhos.
“Fazemos um balanço positivo, porque foram poucos os chamados, apesar de nos últimos dois dias ter chovido cerca de 50 milímetros de acordo dados das estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)”, comentou Pellegrini.
De acordo com os institutos de pesquisa e meteorologia, até hoje choveu 98 mm em Itabuna em outubro/2025, o que representa 111% da média normal para o mês de acordo dados combinados de estações meteorológicas e satélites.
Legenda: Prefeitura faz balanço das conseqüências das chuvas nas últimas 48 horas em Itabuna – Fotos Divulgação.