Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Itabuna representada no 1º Encontro Nacional da Rede Colaborativa APS no SUS, da ENSP/Fiocruz

O município de Itabuna é referência nacional quando se fala em experiência inovadora na Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta semana, representantes do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde participaram, entre os dias 21 e 23, do 1º Encontro Nacional da Rede Colaborativa APS no SUS, que aconteceu no auditório da ENSP/Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Estiveram presentes ao evento, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e que reuniu gestores, profissionais e pesquisadores da APS no SUS, a coordenadora do Departamento da Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, e sua equipe integrada por Filipe Lefundes, Isabela Sousa e Thiane Meilene.

O objetivo da Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde (Colabora APS) foi apresentar experiências exitosas e inovadoras na gestão, organização e no funcionamento da Atenção Primária, conduzidas no âmbito do SUS em nível municipal e estadual.
Itabuna teve o projeto “APS em Movimento: porque a Saúde precisa estar onde o povo está” , selecionado como uma experiência inovadora, exitosa e bem-sucedida em Atenção Primária à Saúde no Brasil.

De autoria do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto concorreu com outros 472 trabalhos inscritos no Edital Colabora APS da Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde.

O processo seletivo, realizado entre junho e agosto, incluiu análise documental e entrevistas. “Ser um dos 29 trabalhos selecionados, dentro de um universo de boas experiências inscritas, tendo o reconhecimento da Fiocruz, do Ministério da Saúde, só diz o quanto todo nosso esforço valeu à pena”, comentou a enfermeira Dayse Santos.

“Estamos vivendo dias de muito aprendizado e troca de experiências. Apresentamos nosso trabalho na Fiocruz e, enfim, está sendo uma experiência bem interessante”, disse a coordenadora do Departamento da Atenção Primária.

Vale ressaltar que a Rede Colabora APS é um dispositivo de cooperação criado pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS).

A meta é reforçar, aprimorar e fomentar experiências inovadoras relacionadas a aspectos estratégicos da APS por meio do desenvolvimento de processos como o intercâmbio sistemático (in loco), entre experiências e a aprendizagem colaborativa, fortalecendo conexões, reconhecendo esforços e contribuindo para o fortalecimento da APS.

Legenda: Itabuna representada no 1º Encontro Nacional da Rede Colaborativa APS no SUS, da ENSPFiocruz – Foto Divulgação

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn