A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), está priorizando o levantamento diagnóstico sobre a situação viária para planejar serviços de recuperação de asfalto, atendendo à determinação do prefeito Augusto Castro (PSD).
O trabalho precisou ser refeito em decorrência do agravamento das condições das vias urbanas no centro e nos bairros da cidade por causa das últimas chuvas, além das obras e serviços de expansão e reparos das redes de gás natural e de água e esgoto da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA).
Com base neste diagnóstico, a Prefeitura, conjuntamente com a Bahiagás e a EBRIC, além da EMASA, vai deflagrar serviços de recuperação de asfalto a partir de novembro. Inicialmente, serão recuperados pontos emergenciais das vias no itinerário dos ônibus do transporte coletivo urbano e ruas principais de diversos bairros.
O andamento das ações também vai depender de um período maior de estiagem para que o solo esteja seco ou com menor umidade, embora a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e congêneres indique mais chuvas no litoral sul da Bahia nos próximos dias da primavera.
A estipulação da data para o início da operação se justifica pela necessidade de a Prefeitura cumprir trâmites burocráticos e orçamentários na contratação do fornecimento dos insumos necessários aos reparos das vias urbanas.
No caso da EMASA, a atuação ocorrerá nos locais onde executou serviços, enquanto a Bahiagás e a EBRIC estão sendo cobradas para colocar o asfalto definitivo nos pontos em que aplicaram apenas asfalto provisório.

