A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste mês várias ações voltadas ao enfrentamento do vírus HTLV, uma infecção pouco conhecida e que na maioria das vezes é assintomática.
O HTLV é causado pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. Ele apresenta-se em quatro tipos principais, sendo considerados os subgrupos: HTLV1, HTLV2, HTLV3 e HTLV4.
De acordo com a coordenadora do CERPAT, psicóloga Carlineia Lima, o vírus HTLV causa uma infecção crônica nas pessoas infectadas que geralmente apresentam doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas associadas ao vírus.
“Vale ressaltar que pelo menos de 95% das pessoas infectadas permanecem assintomáticas durante toda a vida”, frisa.
Ela ainda salienta que o contágio ocorre por via sexual em relações desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas e agulhas e via transmissão vertical (da gestante para o bebê), principalmente pelo aleitamento materno.
Vale lembrar que 10 de novembro é Dia Mundial de Combate ao vírus HTLV, mas ao longo do mês várias ações serão realizadas pelo CERPAT com o objetivo de informar e mobilizar a população sobre o que é a doença, o seu impacto na saúde pública e as formas de prevenção.
“Em prol da campanha conseguimos via Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz (LACEN/BA), em Salvador, disponibilizar 450 amostras para testar pacientes de rotina. Esse tipo de teste somente é liberado pelo SUS para pacientes com alguma indicação/condição específica, a exemplo das gestantes e dos doadores de sangue”, afirma Carlineia Lima.
“Mas, neste agora novembro por ser o mês da prevenção ao vírus HTLV, conseguimos essas amostras que deverão ser liberadas para todos que buscarem testagem no CERPAT, presencialmente”, informa. A unidade funciona na Rua Manoel Fogueira, nº 167, centro.
