A Prefeitura de Itabuna recebeu nesta quarta-feira, dia 4, a visita do Coordenador do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), Aderbal Curvelo. Ele veio acompanhar o andamento das obras executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).
Recebido pelo prefeito em exercício Josué Brandão Júnior, pela titular da SIURB, Sônia Fontes, e secretários, a missão foi realizada em dois dias. No primeiro, o representante do FONPLATA reuniu-se com a secretária e as empresas gerenciadoras, supervisoras e fiscalizadoras de cada obra para examinar os processos das obras e serviços de construção da nova ponte, do complexo viário da Avenida Princesa Isabel e pavimentação.
Segundo a secretária Sônia Fontes, o Fundo de Financiamento de Desenvolvimento da Bacia do Prata tem como normativas ação, controle e acompanhamento das operações de crédito. São três missões anuais da diretoria do Fundo de Financiamento, o Governo Federal e o Município.
Na manhã de quarta-feira, dia 5, a comitiva formada pelos Engenheiros e Analista de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura, a secretária da SIURB e o coordenador do FONPLATA inspecionaram as obras e serviços que visam à mobilidade e expansão urbana no âmbito do Programa Itabuna 2030.
Foram visitados os canteiros de obras e serviços da nova ponte, que vai ligar a Avenida Amélia Amado ao Bairro da Conceição, cujos levantes (montagem e elevação dos pilares e vigas que vão suportar o tabuleiro e a estrutura da ponte) estão avançados. Depois, foram até a fábrica de pré-moldados da empresa RCI Engenharia, onde são fabricados os pilares.
Em seguida a comitiva seguiu para o canteiro de obras do complexo viário na Avenida Princesa Isabel, onde técnicos e representantes da empresa COESA Engenharia aprofundaram sobre os processos de cada etapa executada e o cronograma das fases seguintes, a partir deste mês de novembro.
Também foram vistoriadas a pavimentação do Jardim Grapiúna e Avenida Amélia Amado, onde vai ser construído um parque linear (licitação em andamento).
A tarde foi marcada pela reunião de apresentação dos resultados da execução de cada projeto e prestação das contas. “Estamos avançados em relação ao cronograma de execução das obras, apesar de alguns atrasos por conta de questões burocráticas como licenças ambientais.
Mas, conseguimos recuperar o tempo perdido e podemos acelerar ainda mais até o final do ano se não houver eventos climáticos, como chuvas intensas”, disse Sônia Fontes.
De acordo com a secretária já foram realizadas quase 50% das licitações dos projetos e ainda em 2025, serão licitados projetos de urbanizações (parques lineares).
O coordenador do FONPLATA, Aderbal Curvelo, destacou a qualidade da execução das obras e o comprometimento dos profissionais da Prefeitura. “O projeto está sendo bem executado e posso dizer que os técnicos da Prefeitura estão conduzindo bem e vencendo dos obstáculos das obras quando se apresentam”, comentou.
“Nessa missão de hoje, fizemos um exercício com a Prefeitura de como o contrato estará e a execução dele de agora até o final do ano que vem. O que eu vou acompanhar na minha próxima visita é esse planejamento”, completou.
O prefeito em exercício Josué Brandão Júnior enfatizou a importância do FONPLATA que, além de financiador e acompanhar, também fiscaliza a execução dos projetos garantindo a transparência e o bom uso dos recursos para benefício da população. Ele expressou a seriedade da SIURB na condução das obras e serviços.
“É uma série de missões que está sendo levada com bastante seriedade pela nossa secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, e também pelos demais atores envolvidos de outras secretarias e de técnicos da própria SIURB. A gente está muito feliz por não só estar prestando contas, mas de estar ouvindo os caminhos que a gente precisa percorrer”, comentou Júnior Brandão.
È importante ressaltar que os projetos de obras e serviços integram o Programa de Integração Itabuna 2030 e envolvem diversas competências transversais de outros secretários, a exemplo de Gestão e Inovação, António Calhau, Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), João Carlos Oliveira da Silva, e de Planejamento, Marcos Alves de Sousa.
Também estiveram presentes João Xavier, representando o secretário de Fazenda e Orçamento, José Silva, da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), os membros da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) da Prefeitura de Itabuna e representantes das empresas Modera (supervisora) e Prisma Consultoria.

Legenda: Prefeitura de Itabuna e Coordenador do FONPLATA fazem balanço sobre obras em execução – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna