A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima sexta-feira, 14, na UNEX, das 8 às 12h30min, o 1º Seminário “Rompendo a Invisibilidade e fortalecendo a linha do cuidado da PVHTLV – da Pessoa Vivendo com HTLV”.
O objetivo é reunir profissionais e pessoas que convivem com o vírus T-linfotrópico humano (HTLV) que é responsável por atingir as células de defesa do organismo/linfócitos T, para tratar de assuntos relacionados à prevenção e tratamento da doença.
O vírus T-linfotrópico humano (HTLV) apresenta-se em quatro tipos principais, sendo considerados os subgrupos: HTLV1, HTLV2, HTLV3 e HTLV4.
A Coordenadora do CEPART, psicóloga Carlineia Lima, lembra que o dia 10 de Novembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao vírus HTLV. Por isso, ao longo deste mês estão sendo realizadas várias ações para o enfrentamento dessa doença que é pouco conhecida e na maioria das vezes é assintomática.
Vale lembrar que as pessoas infectadas geralmente apresentam doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas que são associadas ao vírus. Ela informa que “95% das pessoas infectadas permanecem assintomáticas durante toda a vida”.