Recentemente Itabuna foi reconhecida nacionalmente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) como o município que possui experiências exitosas e inovadoras no funcionamento e na gestão da Atenção Primária no âmbito do SUS.
Para conhecer de perto essa experiência implantada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a representante da ENSP\Fiocruz, médica Priscila Dayse, visitou a cidade nesta semana.
Na manhã de quarta-feira, dia 12, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, ela conheceu detalhes do projeto “APS em Movimento: porque a Saúde precisa estar onde o povo está”, apresentado pela coordenadora do Departamento da Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, recepcionou a representante da Rede Colabora APS da Fiocruz do Ministério da Saúde e ressaltou que a meta da ENSP/Fiocruz é reforçar, aprimorar e fomentar experiências inovadoras relacionadas a aspectos estratégicos da APS, por meio do desenvolvimento de processos como o intercâmbio sistemático (in loco).
“É um processo muito importante porque une a troca de experiências com a aprendizagem colaborativa, fortalecendo conexões, reconhecendo esforços e contribuindo para o fortalecimento da APS”, destacou a secretária.
A coordenadora local da APS Dayse Santos informa que essa visita de reconhecimento se apresenta como o começo dos processos de intercâmbio da Rede Colabora Nacional.
“Itabuna vai abrir a Rede Nacional de Intercâmbios da Rede Colabora. Fomos escolhidos para ser o primeiro município do Brasil a receber esse intercâmbio e isso é muito importante” concluiu.