Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeito Augusto Castro prestigia a 21º edição do Mutirão do Diabetes de Itabuna

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), prestigiou a 21ª edição do Mutirão do Diabetes de Itabuna, neste sábado, dia 15, com atendimento especializado no Hospital Beira Rio (HBR) e ações de prevenção na Cidade do Diabetes – Praça Rio Cachoeira. Acompanhado de secretários municipais, ele percorreu estandes e cumprimentou pacientes, médicos, enfermeiros e voluntários do evento que integra o calendário da Federação Internacional do Diabetes.

“Quero realçar a importância deste Mutirão com a participação de especialistas de todo o Brasil, com uma experiência inovadora. Itabuna tem a tradição de acolher e a Prefeitura participa todos os anos através da Secretaria Municipal de Saúde e exporta esse ‘case de sucesso’. Desejo parabenizar os organizadores do evento fundamental para a prevenção do diabetes.” afirmou o prefeito.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou o apoio que a Prefeitura de Itabuna dá ao Mutirão do Diabetes e afirmou que o evento está inserido na rede de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde, já que muitos dos pacientes atendidos são captados pelas unidades da Atenção Primária.

“No Mutirão, os pacientes passam por investigação quanto às complicações do diabetes para que continuem sendo acompanhados. Essa é a diferença da gestão do prefeito Augusto Castro na parceria com a ONG Unidos pelo Diabetes e o Hospital de Olhos Beira-Rio”, afirmou a secretária.

Mais de mil pacientes com diabetes passaram por exames de retinografia digital com Inteligência Artificial e fundo de olho com mapeamento de retina e, se graves, realizaram tomografia da retina, fotocoagulação a laser. Aqueles de maior risco devido a retinopatia diabética grave fizeram avaliações laboratorial, renal, cardiológica e, em alguns casos com pé diabético de alto risco, avaliação angiológica e curativos especializados.

Nos estandes na Cidade do Diabetes foram oferecidos serviços como detecção de novos casos de diabetes, com cerca de 2 mil exames de glicemia capilar, avaliação endocrinológica e de risco de diabetes, orientação e oficina nutricional, educação em diabetes, conhecendo a insulina, oficina do pé diabético, saúde bucal e avaliação auditiva e saúde do trabalhador.

Também acompanharam o prefeito Augusto Castro os secretários de Governo, Luciano Veiga; Sônia Fontes, de Infraestrutura e Urbanismo; Rosivaldo Pinheiro, da Educação; João Carlos Oliveira da Silva, da Agricultura e Meio Ambiente; a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto; e o indicado presidente da Fundação de Atenção à Saúde, Roberto Pacheco Júnior, cuja nomeação deve ser publicada na segunda-feira, dia 17.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn