A Prefeitura de Itabuna, por meio do Projeto Precoces, desenvolvido pelo Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, dia 17, uma ação especial para celebrar o Dia Mundial da Prematuridade. Até quarta-feira, dia 19, uma série de atividades serão realizadas durante a 1ª Semana da Prematuridade, evento que faz parte da Campanha Novembro Roxo.
Vale lembrar que o Precoces é um projeto de intervenção que acompanha o desempenho motor em prematuros, com idade entre 1 e 18 meses de vida cronológica. Na ação de hoje, que contou com a presença da subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, de estudantes do curso de Enfermagem da UESC e de Fisioterapia da UNEX, além de representantes do Rotary Club e da Casa da Amizade, parceiros e doadores de brindes e fraldas, o momento foi de interação e transmissão de informações.
A subsecretária Lânia Peixoto ressaltou a importância da transmissão de informações sobre cuidados com a saúde da gestante e de um suporte adequado para a mãe e o bebê prematuro.
“Quanto mais cedo iniciar a intervenção multidisciplinar com os bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação, melhor será. Agradeço o empenho dos profissionais que aqui dedicam seu tempo para melhorar a qualidade de vida desses bebês”, comentou Lânia Peixoto.
Cerca de 30 mães e pais estiveram presentes à Roda de Conversa voltada para as áreas de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Assistência Social e de uma Oficina de Shantala.
A Shantala é uma técnica milenar de massagem indiana para bebês, difundida no ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer, que a batizou em homenagem a uma mãe que observou massageando seu filho em Calcutá. A prática usa toques suaves para promover o relaxamento, o alívio de cólicas e o fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos.
“Devido ao longo período de internação muitas mães enfrentam a ausência de vínculo e bebês com alterações comportamentais. Essa realidade é um desafio, mas que pode ser superado com a ajuda dos profissionais”, explica a fisioterapeuta Ludmila Marinho, coordenadora do Projeto Precoces do CREADH e Analista em Saúde e Assistência.
Legenda: CREADH realiza Roda de Conversa e Oficina de Shantala neste Dia Mundial da Prematuridade – Fotos Pedrio Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna


