Neste 25 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada para homenagear milhares de pessoas anônimas que movidas pela solidariedade ajudam a salvar vidas todos os dias. A celebração também tem como objetivo estimular a doação voluntária e destacar o papel fundamental desses cidadãos para o funcionamento do sistema de saúde.
Em Itabuna, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães aproveita a data para reforçar a importância desse gesto que impacta diretamente a vida de milhares de pacientes do município e de diversas cidades da região pactuadas ou não pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na unidade hospitalar, recebem atendimento pacientes clínicos, cirúrgicos, oncológicos, pessoas com doenças hematológicas variadas, além de inúmeros casos de emergência diários.
Com a ampliação do hospital e o aumento contínuo da demanda, a necessidade por transfusões tem sido cada vez maior.
De janeiro a novembro deste ano, foram realizadas 2.662 transfusões de sangue, segundo a coordenadora da Agência Transfusional do HBLEM, Fátima Nicácio. “O ideal é que o hospital mantenha um estoque de cerca de 400 bolsas de sangue para atender à demanda mensal”, destaca.
Ela ressalta ainda que somente este ano, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna destinou 3.111 bolsas de sangue ao Hospital de Base – um esforço essencial para garantir que nenhum paciente fique sem atendimento.
DOAR SANGUE É UM ATO DE AMOR
A doação de sangue é um procedimento simples, seguro e rápido, no qual o sangue coletado é separado em componentes — hemácias, plaquetas e plasma — permitindo que uma única bolsa beneficie mais de um paciente.
Esses componentes são distribuídos aos hospitais para atender casos emergenciais e pacientes internados, reforçando a importância da doação regular para a manutenção dos serviços de saúde.
QUEM PODE DOAR
Podem doar sangue as pessoas têm que atender aos requisitos básicos estabelecidos pelos hemocentros, como:
· ✓ Estar em boas condições de saúde
· ✓ Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização)
· ✓ Pesar no mínimo 50 kg
· ✓ Estar descansado e alimentado
· ✓ Apresentar documento oficial com foto
Outras condições específicas são avaliadas durante a triagem feita pela equipe do hemocentro.
O POR QUÊ 25 DE NOVEMBRO?
A data foi oficializada em 1964 em homenagem ao aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue, entidade reconhecida por sua atuação em prol da doação regular no país.
O Hospital de Base de Itabuna reforça sua gratidão a todos os doadores que ajudam a transformar histórias e devolver esperança a quem precisa. A instituição incentiva que mais pessoas se engajem nesse ato de solidariedade que salva vidas.
Doe sangue. Salve vidas.
Legenda: Coordenadora da Agência Transfusional do HBLEM, Fátima Nicácio – Fotos Divulgação

