A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado ações preventivas com foco na educação ambiental e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses causadoras da dengue, zika vírus e chikungunya.
Na manhã desta terça-feira, dia 25, o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) teve como foco levar mensagens de alerta e prevenção às comunidades assistidas pelas Unidades de Saúde da Família, em especial a USF João José Soares, no Vila das Dores, Alto dos Canecos.
“Levamos muita informação para os pacientes que estiveram na sala de espera e recepção desta Unidade de Saúde. Além disso, incentivamos a população a ter cuidados essenciais que evitem a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, explica Lucimar Ribeiro, coordenadora de Combate às Endemias.
Ela frisa a importância de a população, diariamente, limpar quintais, calhas e eliminar qualquer foco de água parada. “Esta é uma medida fundamental para reduzir riscos de transmissão da doença. A população é nossa parceira no combate ao Aedes aegypti, porque o mosquito se prolifera no interior das residências”, completou.
Nos últimos dias também foram realizadas ações no Centro de Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI), no Góes Calmon, e nas sinaleiras da Avenida do Cinquentenário, no centro, por meio de um Pit-Stop com a distribuição de panfletos.
“O Dia ‘D’ de Mobilização ocorreu com o Pit-Stop quando alertamos motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de reforçar os cuidados nesta estação do ano”, informou Lucimar Ribeiro.