O Carnaval Antecipado de Itabuna vai muito além da folia, da música e da alegria. Durante os dias de festa, o Circuito Sabará também se transformou em um espaço de reflexão e conscientização com a realização de um Projeto de Experimento Social sobre o combate à violência contra a mulher.
A iniciativa foi idealizada pela Ronda Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia, através do 15º Batalhão da Polícia Militar, como forma de dialogar diretamente com o público em um dos maiores eventos populares da cidade. O projeto chama atenção pela forma impactante e sensível com que aborda o tema, inclusive com uma mulher maquiada cicatriz no rosto como se tivesse sofrido algum ataque.
Segundo a subtenente PM Ângela, comandante da Ronda Maria da Penha, o experimento tem como objetivo provocar reflexão. “Esse projeto vem como um experimento social aplicado aqui no Circuito Sabará para falar sobre violência contra a mulher. Nós trazemos meninas caracterizadas como vítimas de todos os tipos de violência, acompanhadas por faixas com frases de efeito que induzem as pessoas a refletirem se estão vivendo dentro de um círculo de violência”, explicou.
Ela destacou ainda a importância da ação em um ambiente de grande concentração de pessoas. “Num momento como esse, em que há muito assédio, importunação sexual, estupro e feminicídio, a gente precisa falar sobre isso. Dizer que não é não! Que a mulher precisa ser respeitada e que existem vários tipos de violência, não só a física”, completou.
O projeto conta com o apoio da Faculdade Anhanguera de Itabuna. A professora Jianine Pichite, coordenadora do Colegiado de Direito, participa da ação com a divulgação de cartilhas informativas e assessoria ao público, fortalecendo o caráter educativo da iniciativa.
A presença do experimento social no Carnaval Antecipado reforça o compromisso da Prefeitura de Itabuna com um carnaval de paz, respeito e cidadania, mostrando que a maior festa popular da cidade também pode ser um poderoso instrumento de transformação social.
O Carnaval Antecipado de Itabuna promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), tem o patrocínio do Ministério do Turismo, Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (SETUR-BA) e da iniciativa privada.