O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu uma programação especial da Campanha Janeiro Branco.
Promovidas pelo Núcleo de Humanização, em parceria com o Serviço de Psicologia, as ações tiveram início no dia 16 deste mês e foram voltadas aos colaboradores da unidade, com a implantação do Mural do Autocuidado.
No espaço, os profissionais foram convidados a registrar hábitos, atitudes e escolhas que desejam adotar ao longo do novo ano, com foco na saúde mental, no bem-estar e no equilíbrio emocional. A proposta foi incentivar o autocuidado em um ambiente de escuta e acolhimento.
“Foi um convite para que os colaboradores iniciassem o ano cuidando de quem mais importa: eles próprios. Um momento de pausa e conexão em meio à rotina hospitalar, que se tornou um espaço coletivo de incentivo, troca e inspiração, fortalecendo vínculos e promovendo o sentimento de pertencimento”, destacou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Katiúcia Carneiro.
A programação continuou na manhã da quarta-feira passada, dia 29, no auditório da unidade, com a realização de duas palestras. A abertura foi conduzida pela psicóloga Rosineide Carvalho, colaboradora do HBLEM, que abordou o tema “Pilares da Saúde Mental”.
Em seguida, a psicóloga Raquel Rocha ministrou a palestra “Saúde Mental no Ambiente Hospitalar: Cuidando de Quem Cuida”, encerrando o encontro com a dinâmica reflexiva “O que me sustenta?”.
O encerramento da Campanha Janeiro Branco aconteceu nesta sexta-feira, dia 30, na área externa do hospital, com uma atividade corporal do Projeto MoviMENTE-se.
A ação contou com o Exercício de Autoconsciência através da Natureza, conduzido pela massoterapeuta holística Nanselma Souza Lima Brito, e o Exercício de Gestão Mental, realizado pelo massoterapeuta Bernardo Santos Pereira.
Durante a atividade, os colaboradores foram convidados a desacelerar, estar mais presentes e se reconectar consigo mesmos, fortalecendo a escuta interior e o auto acolhimento. O evento foi finalizado com a entrega de sachês de escalda-pés e um café da manhã para os colaboradores.
Para o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., a campanha reafirma o compromisso da instituição com o cuidado integral da equipe. “Cuidar da mente é essencial para fortalecer pessoas, equipes e relações, além de contribuir para a construção de uma cultura permanente de autocuidado”, afirmou.
Legenda: Muro do Auto Cuidado no Hospital de Base – Fotos Divulgação




