A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 11, no Centro de Cultura Adonias Filho, uma capacitação voltada para o treinamento dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). No foco, o trabalho conjunto dos departamentos de Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Vetorial sobre as Novas Diretrizes do Ministério da Saúde para Prevenção e Controle das Arboviroses.
O novo método de trabalho que está sendo executado é o Ovitrampas, estratégica considerada eficaz para monitorar a presença e a densidade do mosquito Aedes aegypti – transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, as Ovitrampas funcionam como criadouros artificiais que atraem as fêmeas do mosquito para a postura de ovos no seu interior, permitindo a coleta e análise periódica de dados.
“Essa ferramenta possibilita a detecção precoce da infestação, o mapeamento de áreas de risco e a avaliação das ações de controle vetorial. Por serem de baixo custo, sensíveis e de fácil implantação, as Ovitrampas contribuem para o planejamento de intervenções mais direcionadas e eficientes na vigilância epidemiológica e vetorial”, explica.
Legenda: Prefeitura de Itabuna treina Agentes de Combate às Endemias sobre novas diretrizes para prevenção das arboviroses – Fotos Divulgação



