Uma equipe da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) visitou a UBS Alberto Teixeira Barreto da Secretaria Municipal de Saúde, no Califórnia, para a captação de imagens dos atendimentos.
Está sendo produzido um documentário, tendo como base o projeto “APS em Movimento: porque a Saúde precisa estar onde o povo está”, iniciativa da Prefeitura de Itabuna, executada por meio do Departamento da Atenção Primária à Saúde.
Esta experiência foi uma das 29 selecionadas pela Rede Nacional de Intercâmbios da Rede Colabora APS: Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), num universo de quase 500 iniciativas inscritas.
“A participação de Itabuna na Rede Nacional de Intercâmbios já rendeu visitas de representantes da Fiocruz e de outros estados do país ao município para a troca de informações e experiências. E nós também já visitamos outros estados conhecer experiências exitosas”, conta a Responsável Técnica da Atenção Primária de Itabuna, enfermeira Dayse Santos.
Na terça-feira, dia 31, a equipe teve a oportunidade de acompanhar um atendimento domiciliar da USF John Leahy, no Bairro de Zizo, e visitar uma comunidade cigana.
Já nesta quarta-feira, dia 1º, com foco na “Gestão e Comunidades Tradicionais” houve o registro de ações da Saúde com Povos de Terreiro e entrevista com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, em atendimento externo.
A expectativa é que o documentário sobre Itabuna seja exibido em maio durante o 3º Encontro Nacional da Rede Colabora APS.
_____________
Secretaria de Municipal de Comunicação
Prefeitura de Itabuna

