O município de Itabuna passa por uma reestruturação significativa na infraestrutura básica, com ações coordenadoras pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB). Objetivando integrar serviços essenciais como a pavimentação, manutenção urbana com serviços públicos, zeladoria e iluminação pública moderna com luminárias em LED.
O Programa Pavimenta Itabuna (PPI), que teve início em abril, e vem avançando em diversas localidades, e tem a expectativa de asfaltar e repavimentar mais de 200 ruas em 23 bairros.
Nesta semana, o PPI está executando o serviço de repavimentação nas ruas Macário dos Reis, 1º de Dezembro, Batista e Travessa Nelson Oliveira, no Santo Antônio, e deu prosseguimento à recuperação de trechos da Avenida Manoel Chaves, no São Caetano.
Já manutenção urbana a Superintendência de Serviços Públicos através da Diretoria de Limpeza Pública atua diariamente em diversos bairros e no centro da cidade com atividades como roçagem, varrição, poda, coleta de resíduos sólidos, pintura de mini-guias e sacheamento, e intensificou a manutenção das praças.
Durante o final de semana, a Diretoria de Iluminação Pública executou obras como a troca de braço e luminária na Rua Campo Verde, no trecho entre Sarinha Alcântara e Vila Anália, e na Avenida Manoel Chaves.
A Prefeitura de Itabuna busca a eficiência da manutenção básica da cidade para garantir a funcionalidade, a segurança e melhor qualidade de vida da população e mitigar os transtornos na vida prática no cotidiano da comunidade.

