A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está presente pelo segundo dia consecutivo do Mutirão POP Rua Jud, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal e em parceria com diversos órgãos públicos. Vários serviços estão sendo oferecidos no evento que atende a pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social.
No primeiro dia do Mutirão, na terça-feira, dia 19, na Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP), centro, cerca de 200 pessoas foram atendidas pelos profissionais de saúde, assistência social e servidores do INSS, SAC e demais órgãos.
Nesta terça-feira, dia 20, segundo dia do evento, o público-alvo continua sendo as pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, cujo número aumentou expressivamente ensejando a oferta de mais 100 fichas de atendimento somente pela Secretaria Municipal de Saúde.
A secretária Lívia Mendes Aguiar lembra que a Administração Municipal já desenvolve, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Consultório na Rua, cujo foco é trabalhar a população em situação de rua disponibilizando atendimento integral e vinculá-la aos serviços de Saúde da Família (Atenção Primária) e aos setores de Média e Alta Complexidade.
Ela explica que o Programa Consultório na Rua já está em execução na cidade. “Fica muito mais fácil dar seguimento, neste Mutirão, ao trabalho que já desenvolvemos de forma itinerante durante todo o ano”, realça.
“No dia a dia levamos às pessoas serviços de aferição de pressão arterial (PA), exames de glicemia, curativos, vacinação, testes rápidos para ISTs, avaliação em saúde bucal, atendimento e orientação do serviço social e de psicologia”, acrescenta.
No Mutirão POP Rua Jud, explica a Secretária “entramos por meio de parceria cedendo a estrutura e oferecendo atendimento médico, odontológico, práticas integrativas (auriculoterapia, aromaterapia e ventosa), momento lúdico com arte educador, entre outros”, informa.
Ela encerra lembrando que as crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão tendo uma atenção especial no que se refere à celeridade para realização de perícia junto ao INSS.
O Mutirão POP Rua Jud é executado pela Justiça Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Prefeitura de Itabuna e órgãos públicos, a exemplo do INSS, TRE-BA, Caixa Econômica Federal, SAC, entre outros com a oferta de serviços e cuidados básicos de saúde, atendimento jurídico, acesso a benefícios assistenciais, regularização de documentos, entre outros.
Legenda: Secretaria Municipal de Saúde é destaque com diversos a oferta de serviços no Mutirão POP Rua Jud de Itabuna – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna