Começou nesta segunda-feira, dia 15, às 17h30min, a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento segue até o dia 19 de setembro, após um hiato de sete anos, reunindo cerca de 1.700 delegados, 200 convidados, 50 observadores e 45 expositores.
Na capital federal, a presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna, Maria Domingas Mateus de Jesus, e os delegados Egnaldo França e Pedro Jorge representam a cidade.
Em maio, Maria Domingas foi eleita uma das delegadas à Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Salvador entre os dias 20 e 22 de agosto, ao lado de Egnaldo França, Maria do Carmo Santos e Cássia Maria Dantas, representantes da sociedade civil.
A ministra Anielle Franco, autoridades do Governo Federal e parlamentares estarão presentes na conferência, cuja construção ocorreu em etapas que abrangeram todo o país. Além das conferências municipais e estaduais, houve uma etapa digital pela plataforma Brasil Participativo e etapas livres, bem como plenárias temáticas que discutiram propostas e elegeram delegados a partir de segmentos quilombolas, ciganos, indígenas, povos de terreiro, mulheres, população LGBTQIA+ e juventude negras.
Esses espaços receberam diretamente das representações sociais propostas que serão debatidas na 5ª CONAPIR. Durante a etapa digital, qualquer pessoa pôde encaminhar sugestões, ampliando o alcance da participação popular.
A etapa nacional da 5ª CONAPIR tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. Durante os cinco dias de debates, as pessoas delegadas irão se dividir em Grupos de Trabalho, Plenárias de Eixos e Xirês de Discussão.