Ipês Amarelos e roxos florescem na Alameda da Juventude, na primeira etapa do projeto Orla da Beira-Rio e na Praça Otávio Mangabeira, anunciando a Primavera, em Itabuna. “Um inverno com temperaturas muito baixas, combinado com a seca, sincroniza a floração”, comentou em entrevista na imprensa paulista um pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).
Ao longo da calçada e da praça as flores amarelas e roxas dos Ipês formam um tapete, chamando atenção de quem tem amor pela natureza. “É muito bonito ver isso. E depois que a beira-rio ganhou um novo projeto de urbanização com a preservação das árvores, parquinho infantil, quiosques e canteiros ficou tudo uma maravilha” comentou uma dona de casa.
De acordo com pesquisadores, a florada deve continuar por mais alguns dias e as flores duram uma ou duas semanas e, depois da polinização, caem e dão lugar ao desenvolvimento dos frutos e das sementes.
Neste ano, a chegada da primavera, que se inicia no próximo dia 22, às 15h19min, vai trazer mudanças significativas nas condições climáticas em grande parte do Brasil, de acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
No Nordeste, chuvas abaixo da média em contraposição a uma intensa frente fria sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais.
Legenda: Primeira etapa da Orla do Beira-Rio e Praça Otávio Mangabeira requalificadas pela Prefeitura de Itabuna – Fotos Divulgação