A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) iniciou a operação de desvio da rede adutora de 300 milímetros, com cerca de 120 metros de extensão, na Rua Independência, no Bairro São Roque.
O desvio se dá pelo fato de ter sido erguido sobre a rede edificações de moradia em uma época em que o bairro estava sendo construído e não foi realizado o mapeamento da rede adutora.
Segundo o superintendente de Expansão e Operação da EMASA, João Bittencourt, a adutora que está sendo desviada é uma das mais antigas da cidade, tendo mais de 50 anos. Foi implantada no período em que o serviço de abastecimento de água ainda era de responsabilidade da EMBASA.
“Quando o bairro começou a ser loteado não foi observado o traçado da rede e alguns imóveis residenciais foram erguidos sobre a adutora de água, que agora está sendo desativada, pois está em um ponto muito crítico, com riscos à estrutura dessas edificações”, disse Bittencourt.
A previsão é que os trabalhos de desvio da rede adutora sejam finalizados até a próxima sexta-feira, dia 3. Mesmo com a execução dos serviços, os bairros que são atendidos pela rede antiga estão com o fornecimento de água normal.
“As localidades atendidas por essa adutora não sofrerão interrupção no fornecimento de água, apenas no momento do entroncamento da rede antiga com a nova. Porém, por muito pouco tempo, sem transtornos aos usuários”, assegura o superintendente João Bittencourt.
Os bairros atendidos pela rede adutora são: Santa Inês, Novo Horizonte, Corbiniano Freire, Parque São João, Alto do Pontalzinho, Castália e Alto Maron. Além do próprio São Roque, e os condomínios residenciais Pedro Fontes I e II e Itabuna Park.