Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura de Itabuna atende 530 pacientes idosos em Centro Especializado

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Saúde do Idoso (CRESI), segue atendendo um total de 530 pacientes idosos portadores de Alzheimer, Parkinson e Osteoporose. O atendimento é disponibilizado pela unidade da Secretaria Municipal de Saúde e ocorre no prédio anexo à Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, no Bairro Zildolândia.

O CRESI é um dos mais importantes programas de promoção à saúde e tratamento do idoso, por disponibilizar consultas por meio de encaminhamento referenciado e agendamento prévio na unidade.

De acordo com a Coordenadora do CRESI, enfermeira Isabelly Porciúncula, os pacientes idosos contam com consultas regulares com profissionais que integram uma equipe multidisciplinar. Ela conta que são 18 profissionais nas áreas de cardiologia, endocrinologia, geriatria, fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e técnicos de enfermagem e assistência social.

“Além das consultas individuais com os profissionais, também são realizadas atividades de reabilitação neurocognitiva, oficinas fisioterapêuticas e atividades do grupo psicoterapêutico”, completa.

A coordenadora do CRESI encerra anunciando que em breve também será realizado um acompanhamento mais próximo com os familiares cuidadores dos idosos com doença de Alzheimer.

VÍNCULOS
No dia a dia, a Prefeitura de Itabuna também mantém o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que atende idosos com diversas atividades, incluindo a realização de oficinas semanais ministradas por psicólogos e monitores por meio da Secretaria de Promoção e Combate à Pobreza (SEMPS).

Segundo a diretora da Assistência Social Básica da SEMPS, Zoraide Martins, as ações do Serviço de Fortalecimento de Vínculos dos quatro CRAS também atende crianças, adolescentes e idosos. “Eles têm a oportunidade de participar de encontros semanais, quando recebem orientações sobre seus direitos, que precisam ser respeitados, inclusive o direito ao lazer e a viver melhor”, frisou.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn