A Prefeitura de Itabuna vem a público esclarecer que são falsas e configuram fake news as declarações divulgadas por um deputado estadual sobre a recente rescisão de contratos na área da saúde.
A medida não foi uma decisão da gestão municipal, mas o cumprimento de ordem judicial resultante de ação movida pelo Ministério Público da Bahia e também de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o MP-BA, com o objetivo de assegurar a legalidade das contratações.
Ao contrário do que foi afirmado, a atual gestão tem se destacado por valorizar e regularizar o serviço público. Somente através do concurso público realizado em 2023, considerado o maior da história do município, já foram efetivados mais de 1.100 novos servidores.
Além disso, foram convocados mais de 500 profissionais temporários por meio do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025 (REDA), homologado em junho de 2025, inclusive, com nova Portaria publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira, dia 30. Os convocados já estão se apresentando no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde e novas convocações estão previstas para os próximos dias.
É importante destacar ainda que muitas das vagas possuem caráter temporário por serem vinculadas a programas do Governo Federal, o que exige contratações transitórias, dentro da legalidade.
Essas medidas asseguram a continuidade dos serviços, especialmente na saúde. A gestão municipal tem se esforçado para garantir serviços públicos de qualidade, a continuidade do atendimento e o respeito à população, sempre com responsabilidade e legalidade.
Legenda: Fachada do Centro Administrativo Firmino Alves – Foto: Arquivo.