A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, foi eleita presidente do Fórum de Secretários, Diretores e Técnicos Municipais de Saúde (FORSEMS), na tarde de quarta-feira, dia 8, na sede da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC).
O FORSEMS é coordenado pelo Programa de Apoio Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul (AGIR), por meio de uma parceria entre a AMURC e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Nova presidente do Fórum, a secretária de Saúde Lívia Mendes Aguiar ressalta que através do FORSEMS os secretários municipais ganham força institucional para decidir, em conjunto, ações que influenciam na saúde dos municípios que integram o Território Litoral Sul.
“O FORSEMS desempenha um papel crucial na promoção do diálogo e na troca de informações e experiências. Apresenta-se como um ponto de encontro para novas ideias e soluções em saúde, impulsionando melhorias nos serviços”, comenta.
A secretária ressalta ainda a importância da ampliação do diálogo sobre políticas públicas de saúde e sobre a necessidade de ampliar as discussões sobre a regionalização para tentar trazer para o pólo regional procedimentos e consultas que até então eram realizados apenas na capital, Salvador.
Integram a nova diretoria eleita: Presidente – Lívia Mendes Aguiar (Secretaria de Saúde de Itabuna), Vice-presidente – João Luiz Ribeiro Pio (Secretário de Saúde de Camacan), Tesoureira – Juliana Sales (Secretária de Saúde de Itaju do Colônia) e Secretário – Silvio Reis (Secretário de Saúde de Aurélio Leal).
Legenda: Secretária de Itabuna eleita presidente do Fórum de Saúde da AMURC – Fotos