A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima segunda-feira, 10, das 14 às 17horas, um Grupo Terapêutico com os pacientes com HTLV – vírus T-linfotrópico humano (HTLV) que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T.
A coordenadora do CERPAT, psicóloga Carlineia Lima, explica que esta será a primeira reunião com esse grupo de pacientes, mas a proposta é reunir o grupo uma vez por mês.
”O trabalho em grupo de indivíduos com o mesmo diagnóstico é extremamente eficaz pois, os relatos e depoimentos, leva-os a desenvolver novas estratégias de enfrentamento, ao passo que reforçam a motivação e desejo de superação”, comenta.
Durante todo o mês, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) realizará ações voltadas para a prevenção do HTLV, uma infecção que é pouco conhecida mas que na maioria das vezes é assintomática. O vírus apresenta-se em quatro tipos principais, sendo considerados os subgrupos: HTLV1, HTLV2, HTLV3 e HTLV4.
As pessoas infectadas geralmente apresentam doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas que são associadas ao vírus, sendo que 95% das pessoas infectadas permanecem assintomáticas durante toda a vida.
Conjunto Penal de Itabuna
Nesta semana, uma equipe do CERPAT foi convidada pela direção do Conjunto Penal de Itabuna para participar de uma Feira de Saúde. A visita fez parte das ações de enfrentamento ao HTLV. “Ao todo foram realizados 240 testes com a comunidade interna”, informa a coordenadora.