Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Educação Antirracista ganha força na Rede Municipal de Ensino de Itabuna

Com o compromisso de promover uma educação pública mais justa e inclusiva, a Rede Municipal de Ensino de Itabuna intensifica suas ações voltadas à equidade racial e ao enfrentamento do racismo em todas as suas formas.

Inspirada no símbolo africano Sankofa, que ensina sobre a importância de aprender com o passado para transformar o presente, a mobilização deste Novembro Negro 2025 reforça o papel da escola como espaço de transformação social e valorização da diversidade étnico-racial.

A Secretaria Municipal de Educação elegeu o tema “Equidade Racial” como eixo central das ações deste mês, buscando efetivar a Resolução CME nº 87/2014 e as Leis Federais nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que determinam o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. A meta é fortalecer práticas pedagógicas que assegurem a justiça curricular e a justiça distributiva, combatendo as desigualdades sociais e raciais no ambiente escolar.

Através da Coordenação Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais (CERER), gestores e professores têm participado de formações e planejamentos coletivos voltados à construção de um currículo que reconheça e valorize os saberes produzidos pelos povos negros e indígenas.

Entre as principais ações do mês, destacam-se o Dia D da Equidade Racial (04/10), momento em que cada escola realiza um diagnóstico interno sobre desigualdades raciais, o encontro com a comissão de educação do Legislativo Municipal, entidades e lideranças que atuam na luta antirracista no dia (05/11) nas pessoas de Larissa Santos Pereira – Coordenação Municipal de Educação para Relações Étnico-raciais, Maria Domingas Mateus de Jesus (Presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Lula Dantas (Vice-Presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Egnaldo França (ENCANTARTE), Adriana Vilas Boas (Equipe de Formação Continuada), ⁠Bruna Setenta (FICC) e Crystina Bonim (APLB) e o I Seminário de Equidade Racial da Rede Municipal de Ensino (18 e 19/11).

O evento reunirá educadores, gestores, movimentos sociais e órgãos de controle para debater indicadores raciais na educação e propor políticas públicas voltadas à equidade.

Durante o seminário, serão discutidos temas como a criação do Plano Municipal de Educação Antirracista, a formação continuada de profissionais e (a dotação orçamentária específica) e investimentos para ações de equidade racial, distribuídos em três grupos de trabalho: Gestão Pedagógica, Gestão de Currículo/Formação e Gestão Financeira.

Para o secretário da Educação, Rosivaldo Pinheiro “a gestão Augusto Castro reafirma que não haverá qualidade sem equidade e não haverá equidade sem justiça racial. Assim, Itabuna consolida seu compromisso em transformar suas escolas em espaços de respeito, diversidade e combate ativo ao racismo com educação, sensibilidade e ação coletiva”, finaliza o secretário.

 

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn