“Pela legislação, todas as empresas são obrigadas à capacitação de seus colaboradores e servidores públicos, no caso dos municípios, que envolvam aspectos como prevenção de acidentes, criação de ambiente seguro, relações interpessoais e atendimento ao público. Então, veja a realização pela Prefeitura de Itabuna da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”. A declaração é do vice-prefeito de Itabuna, Josué Brandão Júnior (PV).
Ele representou o prefeito Augusto Castro (PSD) na abertura da SIPAT 2025 na manhã desta terça-feira, dia 11, no auditório do Centro Universitário UNEX. A solenidade contou com a participação do secretário de Gestão e Inovação, António Calhau, dos coordenadores do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Alex Oliveira, e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Wilma Brasil e da vereadora e presidente do SINDSERV, Wilmaci Oliveira (PCdoB).
“Vejo como algo relevante a realização da SIPAT 2025 quando se trabalha as relações de chefia e de colaboradores, o ambiente de trabalho saudável e seguro e o equilíbrio e a saúde mental do trabalhador que pode ter repercussão no atendimento ao público, no seio familiar, no afastamento das pessoas e no comprometimento de sua saúde”, enfatizou Josué Brandão Júnior. “Então, a Administração Municipal está de parabéns por ter mais esse cuidado”, acrescentou.
Para o secretário de Gestão e Inovação, António Calhau, a gestão Augusto Castro tem realizado uma ação diferenciada para melhorar o ambiente de trabalho nas repartições municipais, inclusive com a realização de cursos de capacitação para servidores mais qualificados, atendimento em saúde mental com profissionais do SESMT e buscado fazer gestão humanizada para vencer os desafios nas condições do dia a dia.
“Por isso, é importante que o servidor público municipal que está participando da SIPAT 2025 seja um facilitador no seu ambiente de trabalho entre os colegas com as experiências que vivenciar aqui por meio de palestras, oficinas, mesas-redondas e rodas de conversa, cuja proposta é promover a conscientização e a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, assinalou. Ele acrescentou que entre as temáticas estão orientações sobre primeiros-socorros, saúde mental, educação financeira e combate a incêndios.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERV), a vereadora Wilmaci Oliveira destacou que o servidor atua diretamente com o público e por isso há compromisso da atual gestão em manter o ambiente de trabalho seguro. Ela lembrou que há relato de casos de assédio moral que precisam ser enfrentados com diálogo, boa-vontade e o desejo de que as relações interpessoais entre os chefes e coordenadores sejam harmoniosas.
“Por isso, temos dialogado com a Administração Municipal, o CEREST e o SESMT na busca de orientar as pessoas a evitar constrangimentos, estresse e até problemas de saúde ao servidor público vítima desse comportamento inadequado. Esperamos que a SIPAT seja o ambiente para ações de orientações, já que o atendimento público de qualidade é o que interessa à sociedade. Então, estamos todos de parabéns por esse momento fundamental para a melhoria do serviço público”, discursou.
Com intervalo para o almoço, as atividades do Seminário prosseguem nesta quarta-feira, dia 12, até às 17 horas, tendo entre palestrantes as psicólogas Daniella Campos e Viviane Nascimento, a assistente social Áurea Oliveira, a advogada Larissa Moitinho e a educadora financeira Vanessa Firmo, além de técnicos do SAMU-192, do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Secretaria Municipal de Saúde, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Procuradoria-Geral do Município.
CULTURAL
Na abertura, houve momento cultural com dinâmicas de grupo sob a responsabilidade da Escola de Talentos da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Atualmente, a unidade conta 1.200 alunos matriculados nos 21 cursos e oficinas gratuitos que vão desde música, dança e teatro até modalidades culturais, ante 1.050 alunos ano passado. Os módulos acontecem no Centro de Cultura Adonias Filho.
O coordenador da Escola de Talentos da FICC, Salomão Galvão, anunciou que no andar térreo do Espaço Cultural Josué Brandão, onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores, no Bairro da Conceição, acontecem aulas de formação de músicos para fanfarras. “É mais uma ação em cumprimento à promessa do prefeito Augusto Castro de fomentar a cultura e a formação cultural das pessoas”, finalizou.




