O diretor técnico-médico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), Paulo Medauar, participou da Aula Magna que marcou a recepção oficial dos novos internos do curso de graduação em Medicina da Afya – Faculdades de Ciências Médicas de Itabuna. O evento aconteceu na segunda-feira, dia 26.
Realizada no auditório da instituição de ensino superior, a solenidade também marcou o início do período de internato, uma etapa fundamental da formação médica, que terá o Hospital de Base como principal campo de estágio.
Na abertura do evento, o médico Paulo Medauar deu as boas-vindas aos estudantes e ressaltou a importância do internato para a consolidação do aprendizado prático, o fortalecimento da ética médica e o compromisso com uma assistência humanizada e de qualidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A presença dos alunos no internato é de extrema importância, considerando o Hospital de Base de Itabuna como referência para a formação prática, o desenvolvimento técnico e a vivência multiprofissional dos futuros médicos”, destacou.
O evento contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Roberto Pacheco Jr.; dos médicos Paulo Medauar Reis, coordenador do CTI I; Danilo Caires, coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral; Fernando Romero, médico infectologista e um dos preceptores da Residência Médica em Clínica Médica.
Também estiveram presentes a coordenadora-geral de Enfermagem do HBLEM, enfermeira Karina Cerqueira; a secretária da Comissão de Residência Médica (COREME) do HBLEM, Paula Mendes; a coordenadora da Residência Médica e da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Afya Itabuna, Mércia Margotto; e Avner de Almeida Silva, coordenador do curso de Medicina da Afya Itabuna.
No evento, o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., destacou a relevância do Hospital de Base como instituição pública municipal de saúde para a formação dos internos. “Vocês terão a oportunidade de vivenciar a rotina de um hospital de referência, um dos maiores do interior do estado da Bahia, com uma grande diversidade de casos”, afirmou.
Ao todo, 101 alunos da graduação ingressaram no internato, que terá duração de três meses. A turma será dividida entre as áreas de urgência e emergência, clínica médica e cirurgia geral.
A recepção aos novos internos reforça o papel do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães como hospital-escola comprometido com a formação de profissionais qualificados, éticos e preparados para os desafios da saúde pública, além de fortalecer a parceria institucional com a Afya na construção de uma medicina cada vez mais humana e resolutiva.



