Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Campanha para eleição de Conselhos Escolares mobiliza escolas municipais de Itabuna.

O mês de abril começou movimentado nas escolas da Rede Municipal de Ensino em Itabuna. Desde o dia 6, que professores, alunos, pais e servidores municipais estão em campanha para a eleição dos Conselhos Escolares Municipais, que acontece no próximo dia 27 em cada uma das unidades escolares. Já a posse ocorrerá dois dias após a eleição, nas próprias escolas em que os conselheiros forem eleitos.

A gerente técnica pedagógica de Integração Escola Comunidade e Acompanhamento dos Conselhos Escolares, Inês Sobrinho, explicou que os candidatos cumprem o Edital da Eleição 2022, visando homologar a candidatura dos representantes de cada categoria. Cada segmento vota no seu respectivo representante.

A professora Inês, que integra o Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação, informou que os candidatos ao cargo de conselheiro enfrentam o mesmo processo de uma eleição comum até a posse dos eleitos, a exemplo de homologação de candidatura, elaboração de ata, campanha em si, impugnação, etc.

Ela destaca a importância do Conselho Escolar ao informar que entre os seus principais objetivos está o de auxiliar na gestão da unidade escolar a partir da discussão de temas que direcionam ações do estabelecimento de ensino. Cabe ainda ao Conselho a deliberação, consultoria e mobilização, além do zelo e monitoração das as ações de dirigentes escolares a fim de assegurar uma boa qualidade do ensino.

“Por isso é essencial a participação de todos os segmentos da unidade escolar, porque é esse envolvimento que tornará a gestão da escola pública mais democrática e participativa”, afiança Inês Sobrinho.

De acordo com o Estatuto do Conselho Escolar, serão eleitos oito representantes de pais, alunos e professores, sendo quatro titulares e quatro suplentes, além do presidente, que será indicado pelo prefeito Augusto Castro (PSD). Podem votar pais de alunos, professores e alunos acima de 12 anos de idade.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn