Igreja Católica e União Europeia entregam os 100 primeiros cartões a famílias vítimas das enchentes

A Cáritas Brasileira – organização da Igreja Católica no Brasil -, representando a União Europeia, Cáritas Bélgica e Cáritas Suíça – iniciou nesta terça-feira, dia 19, no salão da Paróquia Santa Maria Madalena, no Bairro Nova Itabuna, a entrega dos 100 primeiros cartões multipropósito às famílias  diretamente afetadas pelas enchentes do final de dezembro passado. O crédito poderá ser utilizado no comércio itabunense.

Esta ajuda humanitária, é resultado do Programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais que destinará 380 cartões, no valor de R$ 3 mil por família, somente para Itabuna.  A coordenadora da Cáritas no Brasil, Valquíria Lima, explica que o Programa Resposta Emergencial foi criado para auxiliar as famílias que tiveram maiores perdas e impactos nas suas vidas por conta da maior tragédia natural dos últimos anos.

“Essas ações são de complementação às ações desenvolvidas pelo poder público. O que queremos é que mais famílias sejam atendidas, principalmente aquelas mais vulneráveis”, explicou. Ela lembrou o valor global, representa um investimento de mais de um R$ 1 milhão que em prol das famílias  mais atingidas pelas enchentes na cidade.

A coordenadora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Suse Mayre Azevedo, representou a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Na oportunidade, ela ressaltou a importância deste trabalho da Cáritas e União Europeia.

“Nosso sentimento é de gratidão por Itabuna ser escolhida para receber essa ajuda. Agradecemos a Cáritas por se juntar ao trabalho que a Prefeitura de Itabuna realizou quando também  doou, por meio do Programa Recomeço, um cartão no valor de R$ 3 mil para  3.500 famílias mais vulneráveis, além do aluguel social. Sabemos que mais de sete mil famílias foram afetadas pelas enchentes e que o município sozinho não conseguiria ajudar a todos”, ressaltou Suse Meyre.

O padre Tony Valério, da Paróquia Maria Madalena, também agradeceu a iniciativa. “Para mim é uma grande providência de Deus, diante daquela calamidade em que muitas pessoas perderam casas e móveis. Primeiro, tivemos a ajuda da Prefeitura. Agora, recebemos da Cáritas e da União Europeia. É com muita alegria que recebemos este apoio”.

Portadora de necessidades especiais, dona Creuza Vieira de Brito Souza, 67 anos, se emocionou ao receber o cartão no valor de R$ 3 mil doado pela organização da Igreja Católica. “Estou muito feliz, porque necessitava muito dessa ajuda. Vocês não fazem ideia o que enfrentamos, principalmente depois que as águas baixaram”, afirmou.

____________
Departamento de Comunicação Social