Secretaria Municipal da Educação já reiniciou aulas presenciais em 36 escolas de Itabuna.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), entregou 23 escolas requalificadas na segunda-feira passada, dia 18, que retomaram o período de aulas presenciais depois de dois anos de paralisação das atividades por conta do Covid-19. Hoje, a secretária, Janaína Araújo cumpriu agenda de visitas a algumas das 36 escolas da Rede Municipal de Ensino já reformadas que beneficiam um total de 5.100 alunos.

“No dia 23 de fevereiro, reabrimos 13 escolas na modalidade presencial. Agora, no total são 36 escolas abertas”, destacou a secretária, acrescentando que Itabuna tem 88 escolas nas zonas urbana e no campo. Segundo ela, no início da gestão, em janeiro do ano passado, o prefeito Augusto Castro (PSD), determinou que os prédios escolares fossem reformados. “Nosso planejamento estabelece a entrega de todas escolas requalificadas até junho”, afirmou Janaína. No primeiro lote, foram beneficiados 2.649 alunos.

De todos imóveis, seis passaram por requalificação total, cujos reparos deram sequência ao trabalho iniciado pela Prefeitura, com apoio do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação. Entre as escolas estão: Creche Elzo Pinho de Magalhães, na Rua da Bananeira,S atualmente funciona no matutino; Escolas Novo Horizonte, Florípedes Menezes, São Francisco de Assis, João Alves Araújo, Everaldo Cardoso, além das creches e do Instituto de Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM).

O diretor de Infraestrutura da SEDUC, Eugênio de Abreu, disse que o segundo lote de mais 23 escolas municipais entregues na segunda-feira beneficiam 5.100 alunos. Ele destacou que a maioria dos imóveis passou por requalificação da parte elétrica, hidráulica e recuperação do telhado, etc.. “Uma terceira etapa com obras em 25 escolas tem previsão para ser iniciada nesta semana”, explicou.

Ele recorda que desde o início do atual governo ficou constatado que a maioria das escolas estavam em situação deplorável, deterioradas. “Foi uma das metas do prefeito Augusto Castro e da secretária da Educação, professora Janaína Araújo reformar as unidades para melhorar as condições ambientais para alunos, professores e técnicos da Educação”, acrescentou.

“É grande a satisfação em ver parte das escolas já prontas e funcionando com os alunos e professores em sala de aula. Estamos entregando às comunidades, unidades com banheiros, áreas comuns e outros espaços recuperados. Os professores ficam felizes e os alunos também, já que terão um aprendizado presencial e ensino de qualidade doado com amor”, finaliza.

__________
Departamento de Comunicação Social