Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Profissionais do “Melhor em Casa” são treinados pelo MS para serviços de Atenção Domiciliar.

Os profissionais de saúde que integram o Programa Melhor em Casa (PMC) receberam treinamento para o atendimento domiciliar aos 65 pacientes cadastrados no programa executado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna. A capacitação online foi ministrada pela consultora técnica do Ministério da Saúde Renali Casado Lemos e teve como objetivo treinar a equipe de enfermagem.

A coordenadora do PMC da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Nathana Fonseca Piloto, informou que os profissionais de enfermagem realizam diversos procedimentos assistenciais em domicílio como curativos, administração de medicamentos e utilização de sondas, além da coleta para exames de urina e medidas de conforto diante do quadro clínico do paciente, “Esses processos trazem melhoria na qualidade dos assistidos, o que na verdade, é uma das propostas do programa”, justificou.

Outra importante função da Atenção Domiciliar, conforme lembrou Nathana, é a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidados na casa do paciente, desde a atenção básica e ambulatorial visando a redução da demanda por atendimento hospitalar ou redução do período de permanência de usuários nessas unidades.

Nathana Piloto afirma que a possibilidade de um atendimento em casa, assistido por uma equipe multiprofissional e perto da família, faz com que o paciente, muitas vezes com doenças graves e crônicas, se recupere mais rápido. “Pelo acolhimento da família, pelo conforto e segurança do lar”, reforçou.

O Melhor em Casa é um programa do Governo Federal executado há cerca de dois anos em Itabuna pela Secretaria Municipal de Saúde. Participam da equipe multidisciplinar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn