Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Associação de Cegos do Sul da Bahia participa de competição Regional Nordeste de GoalBall.

A Associação de Cegos do Sul da Bahia (ACSB/BA) participou da competição Regional Nordeste de GoalBall, que aconteceu dos dias 26 de abril a 1º de maio, no Ginásio José Belarmino de Souza, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, em João Pessoa (PB). A equipe ficou em 7º lugar na classificação geral de todo o Nordeste.

O apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), garantiu o transporte de ida e volta de 15 atletas para Salvador graças ao Programa Municipal de Incentivo ao Esporte e Lazer, criado depois da aprovação da Lei Municipal nº 2.565, de 9 de dezembro de 2021 De lá seguiram para a capital paraibana, desta vez, contando com o apoio da Federação Baiana de GoalBall.

O GoalBall é um esporte desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Atualmente,  existem três classes esportivas de acordo com o nível de deficiência, indicados pela letra B. Os atletas totalmente cegos são B1; são pessoas que conseguem perceber vultos e o formato de mão, B2, enquanto os jogadores que conseguem fazer percepção de imagens, B3. Independente da classificação, todos os atletas jogam juntos e vendados.

Nesta modalidade esportiva, cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. Os jogadores são arremessadores e também defensores.  As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Durante a partida não pode haver barulho, pois o esporte é baseado nas percepções táteis e auditivas.
_________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn