Emasa, Seplan e Siurb analisam projetos que integrarão operação de crédito para a realização de obras estruturantes.

A integração de projetos entre a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) e as secretarias de Planejamento (SEPLAN) e Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) pautou o encontro ontem, dia 11, na sede da Emasa, entre o diretor técnico Fernando Duarte; o gerente de Planejamento, Angelo Lucena, e o coordenador de Controle e Serviços, da concessionária, Hugo Silva; a secretária de Planejamento, Sônia Fontes; o coordenador de Projeto da Seplan, Rosivaldo Pinheiro; e a responsável pelos pré-projetos, Mariana Dalton.

No encontro foi discutido e analisado o Projeto de Captação do Esgoto Sanitário em Tempo Seco, que faz parte do Programa Rio Vivo da Emasa, destinado a captar os esgotos em época de estiagem, que são lançados nas galerias de águas pluviais e alcançam o Rio Cachoeira. “Parte da vazão desse esgoto é fruto de ligações indevidas na rede de drenagem. A Captação em Tempo Seco vai coletar 380 litros de dejetos por segundos, no trecho entre a primeira e a terceira ponte, impedindo que os dejetos sejam lançados no Cachoeira”, explicou Angelo Lucena.

Segundo a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, dentro da operação de crédito internacional que o município de Itabuna está prospectando junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), as vias que integram o Projeto de Obras Estruturantes precisam estar dotadas de redes de água e esgoto.

“Vamos realizar um apanhado detalhado de todas as áreas que serão beneficiadas com os recursos provenientes da operação de crédito. Caso alguma das vias não disponha de sistema de saneamento básico, será realizado o projeto para ser implantado”, afirmou a secretária Sônia Fontes.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna