Mobilização nos bairros para combate a dengue continua em Itabuna.

Incluídos entres as áreas mais críticas do município, com índices de infestação predial pelo Aedes aegypti – mosquito transmissor das arboviroses como dengue, chikungunya, zika – acima do considerado tolerável pelo Ministério da Saúde, os bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho, em Itabuna, continuam mobilizados.
Nesta quinta e sexta-feira, 12 e 14, o Santo Antônio e o Pontalzinho serão focos das ações do Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, promovido pela Prefeitura de Itabuna. As equipes das secretarias municipais de Saúde – agentes de combate às endemias, vigilância em saúde, etc. – e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Departamento de Limpeza Pública – estarão em campo entre as 8 e 13 horas.
Durante grande parte do dia, os moradores devem promover o bota-fora, ou seja, retirar lixo e entulhos dos quintais e  terrenos baldios para recolhimento pela Prefeitura. O trabalho de limpeza, remoção de entulhos, aplicação de larvicidas em reservatórios de água.
Também acontecem ações educativas para os cuidados no combate aos focos de reprodução do mosquito transmissor, começou hoje, dia 11, mobilizando máquinas e dezenas de agentes das secretarias municipais de Saúde,  Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e de Segurança e Ordem Pública (SESOP).
Ao encerrar as atividades neste primeiro dia do mutirão, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo contabilizou a retirada para o aterro sanitário de 10 caçambas de entulhos e lixo nos três bairros, sendo quatro no Pontalzinho, três, no Novo Horizonte e outras três, no Santo Antônio, onde a ação prossegue nesta quinta-feira, dia 12.
Os mutirões terão sequência, principalmente nos bairros que apresentam elevados índices de infestação predial pelo Aedes aegypti, a exemplo do Novo São Caetano, Sarinha Alcântara, Novo Fonseca, Jorge Amado e Carlos Silva de acordo com de acordo com o planejamento da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que coordena os mutirões.
___________
Departamento de Comunicação Social