Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti mobiliza moradores do bairro Santo Antônio.

A Prefeitura de Itabuna chegou firme ao bairro Santo Antônio na manhã de hoje, dia 12,  com mais uma ação coordenada do Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Este foi o segundo dia da força-tarefa que uniu diversos setores da Administração municipal na guerra contra o mosquito transmissor das arboviroses – dengue, zika e chikungunya e e mobilização dos moradores.

As ações conjuntas das secretarias de Saúde, Infraestrutura e Urbanismo (Departamento de Limpeza Pública) procuram orientar a população para a eliminação de potenciais criadouros do vetor. Enquanto agentes de endemias e comunitários de saúde fazem o trabalho educativo, preventivo e de tratamento focal e perifocal, outra equipe do Departamento de Limpeza Pública faz a remoção do lixo e entulho depois o bota-fora que a população tem sido orientada a fazer para deixar quintais e terrenos baldios limpos.

A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, informa que outra novidade que reforçará o trabalho será a aplicação do “fumacê” ou UBV Pesado, como a aplicação de inseticida por veículos dotados de  Ultra Baixo Volume. Este equipamento é eficiente em momentos de epidemia de dengue e chega para reforçar o que já vem sendo executado pela Administração municipal.

“A chegada de carros fumacê na cidade é um serviço que pede à comunidade que participe, deixando portas e janelas de casa abertas.  Serão três carros para dar um suporte muito importante no combate ao Aedes egypti”, revela Lucimar Ribeiro.

Moradora da Rua Joaquim Batista, a dona de casa Urânia Vieira dos Santos tem dois idosos em casa acometidos de Alzheimer e Parkinson. Por esse motivo, diz que os cuidados devem ser redobrados. “Temos que estar bastante atentos por nós e pelos outros”, afirmou.

Também morador da Rua Joaquim Batista,  Edson Alves diz que sempre cuida da limpeza de sua casa para não criar larvas do mosquito. “Mas, infelizmente, temos vizinhos que há anos abandonam imóveis fechados. Possivelmente com focos de dengue”, desabafa.

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta a população para fique atenta aos quintais, vasos de plantas, calhas, vasilhames, depósitos de água e eliminem água acumulada em todo e qualquer recipiente.

A dengue é uma doença que pode matar e a responsabilidade na ação de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti é de todos. Nesta sexta-feira, dia 13, o mutirão chega ao Pontalzinho, cujos moradores são orientados ao bota-fora de coisas inservíveis.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna