Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Diretoria da Defesa Civil de Itabuna lança Mapa Meteorológico Municipal.

A Diretoria da Defesa Civil de Itabuna lançou oficialmente nesta terça-feira, dia 17, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Boletim Meteorológico Municipal. A novidade foi apresentada pelo diretor Kaique Brito durante encontro com o corpo técnico e administrativo do órgão da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP).

“Trata-se de uma informação pública que vamos gerar todos os dias, quando requisitados, inclusive pelo número 153 da Guarda Civil Municipal. Mas, teremos o compromisso de lançar semanalmente nas redes sociais, sobretudo antes da chegada de frentes frias ou quentes e de eventos climatológicos adversos”, explica o Diretor da Defesa Civil.

Kaique Brito completa que serão divulgadas informações pontuais sobre chuva, temperatura e eventuais alertas meteorológicos. “Por meio deste Boletim, será feita uma leitura de cenários para que o município não sofra em momentos de calamidade ou emergência”, comenta, lembrando que também é papel da Defesa Civil ser um órgão de cunho técnico-científico.

“Estamos trabalhando com um Plano de Ação que tem como base a otimização de processos, o Boletim Meteorológico Municipal e a cooperação técnica. Tudo isso, por entender que a Defesa Civil precisa reforçar o seu caráter propositivo, de promover ciência, conhecimento técnico e ao mesmo tempo ser assertivo com a população”, reforça.

MAPA DE DECLIVIDADE

Outra novidade que será lançada ainda esta semana e publicada no Diário Oficial do Município será o Mapa de Declividade de Itabuna. “Será disponibilizado para o conhecimento da população, mas  também será utilizada para o trabalho interno da Defesa Civil”, informa.

O Mapa de Declividade, segundo o diretor da Defesa Civil, facilitará a identificação das áreas mais suscetíveis para o deslocamento de terra, o que perpassa pela identificação das encostas, a sua declividade e o tipo de solo. “Será uma nova ferramenta que a Defesa Civil contará para entender quais são as zonas de risco de Itabuna”, encerra.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn