Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Secretaria de Promoção Social realiza ato público neste 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes.

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) realiza nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um ato público de conscientização e alerta, na Praça Adami. Estão sendo distribuídos folhetos e informativos para a sociedade e também panfletos sobre o tema nos principais semáforos do Centro de Itabuna.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Defensoria Pública da Bahia e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Programa Maio Laranja tem o objetivo de promover a conscientização da comunidade para identificar sinais de abuso e exploração sexual.

Como parte das atividades do Maio Laranja durante todo este mês está em execução uma campanha nas redes sociais e veículos de comunicação oficial da Prefeitura, ações de orientação e alerta a população quanto à temática. As denúncias podem ser feitas através pelo serviço Disque 100, que é gratuito, ininterrupto e sigiloso.

A secretária de Promoção Social, Andrea Castro, alerta sobre a importância da denúncia para frear os casos e impedir que os crimes fiquem impunes no município. “A violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes ocorrem em diversas esferas e na maioria das vezes até no meio familiar”, afirmou.

Segundo ela, crianças e adolescentes são públicos extremamente vulneráveis e podem virar alvo de tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual. “Por isso, precisam da intervenção de alguém, daí a importância de todos denunciarem para evitar que esses crimes não aconteçam ou fiquem impunes”, disse a secretária.

Em Itabuna, no ano passado foram registrados 147 casos no Conselho Tutelar e CREAS-PAEFI. Neste ano, de janeiro a abril, já foram registrados 37 casos pelos mesmos órgãos.

As denúncias de abuso na cidade podem ser feitas à Polícia Militar (190), Polícia Civil (197), Polícia Rodoviária Federal (191) e do Conselho Tutelar por meio dos números (73) 3215-6030 e 73 998133-7670.

O município conta com uma rede de apoio e acompanhamento integrado pela Abordagem Social da SEMPS (73) 98156-9588, CREAS PAEFI (73) 3613-4541, CERPART (73) 3215-6401 e Defensoria Pública do Estado da Bahia (73) 3214-5910.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn