Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Coleta seletiva porta em porta recolhe mais de 1,5 tonelada de lixo em uma semana.

Em apenas uma semana de coleta seletiva domiciliar, a Prefeitura de Itabuna conseguiu  recolher um total de 1.525 quilos de lixo doméstico. A ação que aconteceu entre os dias 22 e 27 deste mês contou com a participação de 10 agentes integrantes da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

Agentes ambientais recolheram os resíduos recicláveis durante visitas de porta em porta aos moradores dos bairros Conceição, Jardim Vitória, Góes Calmon, Califórnia, Fátima e São Caetano. “As pessoas foram bastante receptivas, cooperando bastante com o trabalho”, disse um dos participantes.

Os bairros visitados integram o projeto-piloto do Programa Recicla Itabuna de Coleta Seletiva, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e vão continuar  a ser beneficiados nesta semana, com a presença dos agentes ambientais que se utilizam de carrinhos manuais para o recolhimento do lixo. Toda a coleta segue para a Central de Triagem para pesagem, seleção e venda por meio da AACRRI.

Antes um carro de som anuncia a ação dos agentes ambientais, um suporte que segundo o coordenador do projeto José Campos, deu certo, pois a população atende ao chamado colocando o lixo selecionado em suas portas, o que facilita o trabalho das equipes, comemora.

Ele explicou que  a coleta é feita sempre pela manhã, sendo que na segunda-feira as equipes atuam nos bairros Conceição, Jardim Vitória e Góes Calmon. Na terça-feira é a vez do bairro de Fátima, quarta-feira na Califórnia, e às quintas e sexta-feira no São Caetano. Já no centro a coleta acontece diariamente a partir das 17 horas.

Já o supervisor de Projeto da Secretaria Municipal de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, lembra que além da coleta seletiva, o município conta com ecopontos instalados em 10 bairros da cidade, onde a comunidade tem contribuído com o depósito regular de todo material reciclável.

Ele destaca também que Itabuna foi pioneira ao cumprir integralmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o fim do antigo lixão que funcionou por décadas e a implantação do aterro sanitário, além do lançamento do Recicla Itabuna de Coleta Seletiva.

Rosivaldo adianta que a meta da prefeitura é ampliar o número de agentes de resíduos recicláveis para atuar em campo numa rotina permanente, o que, segundo ele, trará maior benefício, tanto para as equipes de trabalho quanto para a comunidade como um todo.

 


____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn