Agentes de Combate às Endemias recolhem pneus no Conceição, após denúncia.

Depois de confirmar uma denúncia ao Disk-Dengue (3612-8324), agentes Combate às de Endemias, do Departamento de Vigilância em  Saúde da Prefeitura de Itabuna, recolheram  na terça-feira, dia 31, dezenas de pneus velhos que estavam acumulados sem qualquer proteção em uma borracharia.

O estabelecimento fica localizado no bairro Conceição. Pneus velhos deixados sob sol e chuva  são criadouros para o  mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, e chikungunya. “ As equipes chegaram até o  local através do nosso Disk Dengue, que  é  um dos meios que a população tem de nos ajudar no combate ao mosquito”, disse a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes.

Maristela reforçou  a importância de as pessoas estarem atentas aos cuidados com o acúmulo de pneus, recipientes e reservatórios d’água sem tampa ou anteparo, já que podem servir de criadouros do Aedes aegypti.

“Muitos  comerciantes não tem  onde  descartar esse  material. Por isso, os  agentes orientam os donos de  borracharias a recolherem pneus e a fazer o descarte  no ecoponto reservado  pela Secretara Municipal de Saúde para este fim”, informou Maristella Antunes.

Ela disse que o local apropriado fica localizado no prolongamento da Rua Alício de Queiroz, nº 567, Bairro de Santo Antônio, onde semanalmente são recolhidos, em média, 200 pneus.
__________
Departamento de Comunicação Social