Programa Melhor em Casa em Itabuna aumenta a equipe multidisciplinar.

A coordenadora do Programa Melhor em Casa, em Itabuna, Nathana Fonseca Piloto está animada com a chegada de mais uma integrante à equipe multidisciplinar para o atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Além da dentista Milena Félix, temos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista”, comemora.

O Melhor em Casa é um programa criado pelo Governo Federal e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna que leva atendimento domiciliar a pessoas com necessidade de reabilitação motora, doenças crônicas sem agravamento em situação pós-cirúrgica, aplicação de medicamentos venosos, bem como vítimas de AVC recente e aqueles em risco de infecção hospitalar.

“Um dos principais benefícios do programa é a humanização do atendimento de pacientes em casa, o que resulta no baixo custo e numa maior disponibilidade de leitos hospitalares em Itabuna”, ressalta a coordenadora. Atualmente cerca de 70 pacientes, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, são assistidos pelo Programa Melhor em Casa sem custos para as famílias.

A odontóloga Milena Félix, que se juntou à equipe em março passado, conta que esta tem sido uma das maiores e melhores experiências de sua vida profissional, por poder levar uma melhor qualidade de vida a pessoas acamadas. Ela atende uma média de seis pacientes por dia num tratamento que segundo ela, não tão é simples. “É a Odontologia diferenciada e humanizada”, acrescentou.

Milena explicou que a combinação de equipamentos portáteis modernos e técnicas específicas, permitem que a maior parte dos procedimentos no domicílio seja realizada como se estivesse no consultório. O maior público desse tipo de atendimento são idosos, portadores de necessidades especiais impossibilitados de se adaptarem ao consultório e pacientes hospitalizados.

Uma das maiores dificuldades de implantação das ações odontológicas nessa situação, conforme a profissional, é a falta de conhecimento específico dos cuidadores e familiares em relação à higienização bucal. “A família tem um papel fundamental para o sucesso do tratamento, com a higiene bucal diária e após cada refeição”, reforçou.

Para concluir, Milena pede “aos anjos que construam hospitais para almas sofredoras e, enquanto não o fazem, construiremos para elas um palácio de sonhos, onde o atendimento a quem tanto precisa seja mais humanizado em todos seus segmentos”, filosofou.
___________
Departamento de Comunicação Social