Prefeitura entrega Escola Profissionalizante requalificada nos festejos dos 112 anos de Itabuna.

“A nossa escola está de volta. Quanta saudade estava desse lugar… É um lugar histórico de nossa cidade e que agora está linda, uma verdadeira casa das artes”, celebrou a dona de casa Conceição Santos, na tarde de quinta-feira, dia 4, durante a entrega da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, depois das obras de requalificação executadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

O ato faz parte das comemorações de aniversário de 112 anos de Itabuna, que transcorreu no dia 28 de julho. A reforma da unidade representa mais um avanço para a melhoria da qualidade de vida dos itabunenses.

“É o cumprimento dos compromissos que firmamos durante a campanha: melhoria da educação, oportunidade de qualificação profissional e a possibilidade de geração de renda para as famílias. É isso que representa a entrega de mais esse equipamento”, declarou o prefeito Augusto Castro (PSD).
Fundada em 1987, a Escola Profissionalizante desde então nunca havia passado por uma reforma ou reestruturação de suas instalações. Agora a unidade, que esteve fechada por dois anos, em decorrência da pandemia do Covid-19, foi amplamente requalificada, com mudanças na estrutura hidráulica, elétrica, reforço na estrutura da cobertura, mobiliário e equipamentos novos.

“A Escola é um equipamento importante que estava deteriorado e precisando de uma intervenção urgente, uma vez que a mesma já apresentava riscos tanto para os colaboradores quanto para os alunos. Por isso, a necessidade dessa reforma estrutural antes de reabrir as portas para a comunidade, porque temos responsabilidade diante da população”, comentou a secretária Andrea Castro, titular da SEMPS.

As pessoas residentes em Itabuna poderão participar de 10 cursos: Artesanato, Arte Culinária, Bordado à Mão, Cabeleireiro, Corte e Costura, Crochê, Estética, Manicure, Pintura e Informática, nos turnos matutino e vespertino. As inscrições serão gratuitas a partir do dia 8 até o dia 19 de agosto. O candidato à vaga, deve levar RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS.

Cinquenta por cento das 485 vagas oferecidas serão destinadas a pessoas que são beneficiárias de programas sociais do governo e com cadastro ativo no NIS. Para este público, pela primeira vez a Administração Municipal vai oferecer todo o material necessário do curso para que possibilite uma melhor participação das pessoas que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza e não haja evasão.

____________
Departamento de Comunicação Social