USF Jorge Amado será entregue na próxima terça-feira aos moradores do Maria Matos.

Na próxima terça-feira, dia 9, às 10 horas,  mais um equipamento de saúde será entregue requalificado à população de Itabuna. Desta vez, a USF Jorge Amado, no Bairro Maria Matos (Rua de Palha). A unidade passou por obras de requalificação em toda a sua estrutura para oferecer atendimento de qualidade aos moradores.

No final do ano passado, a USF foi devastada pelas enchentes do Rio Cachoeira. Por isso, foram necessários investimentos da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade Santo Agostinho (FASA) de Itabuna e a cessão de  todos equipamentos mediante doação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A USF Jorge Amado é a 10ª unidade de saúde entregue requalificada à população na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), que está executando o mais arrojado projeto de recuperação da atenção primária da cidade. A entrega acontece em agosto depois de ter sido adiada da semana de aniversário da cidade, que transcorreu em 28 de julho.

Dentre os equipamentos doados pela instituição pública de ensino superior para equipar a unidade estão: quatro computadores, com monitores e uma impressora multifuncional, uma geladeira, um frigobar, dois aparelhos de ar-condicionado Split,  um foco clínico hospitalar, um otoscópio de LED,  sete mesas, 22 cadeiras, dois  armários, um nebulizador e uma balança digital.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, comemorou mais uma entrega e destacou a importância de estruturar a Atenção Primária. “Nunca se teve um olhar tão atencioso. Graças ao prefeito Augusto Castro a Saúde de Itabuna é priorizada para oferecer qualidade de vida digna à população”, destacou.

“Temos nos esforçado no objetivo de requalificar todos os postos de saúde, pois entendemos as necessidades da população que são reais e reverberam como reflexo de descaso de gestões passadas”, afirmou a secretária.

O engenheiro da Secretaria Municipal  de Saúde, Tiago Silva, destaca as melhorias estruturais que foram implantadas na USF Jorge Amado. “Além da requalificação, foram implantadas melhorias como ajuste do layout interno, para melhor fluxo do lixo contaminante, mudança no posicionamento da sala de curativo e criação de um espaço para expurgo e central de material,” pontuou.
Nos próximos dias ainda como parte dos festejos dos 112 anos de Itabuna serão entregues mais duas unidades requalificadas: USF Manoel Rodrigues, no Bairro Nova Ferradas, e USF Calixto Midlej Filho, no Bairro Nova Itabuna, além da nova base da Central de Regulação do Samu-192,  no Nova Itabuna, e assinatura de ordens de serviço.
___________
Departamento de Comunicação Social